logop33.gif (2108 bytes)

infoan.gif (53664 bytes)

drogas.gif (6090 bytes)

barra.gif (2199 bytes)

Em: 03/06/1994

"Gostaria de saber quais os efeitos físicos e psicológicos que a mistura de um copo de coca-cola com um sonrisal pode causar. Jogo handball e estou preocupada com alguns atletas que conheço e que tomam essa mistura uma hora antes do jogo alegando que ficam relaxados e mais dispostos para o jogo como se tomassem uísque."

Não há comprovação científica de que a mistura de um copo de coca-cola com sonrisal possa causar, como efeitos, relaxamento e disposição. Possivelmente o que ocorre é o que chamamos de efeito placebo. Isto quer dizer que tal mistura não causa o que eles sentem. Porém, o fato de usarem a mistura com a expectativa de que se sentirão relaxados e dispostos, já é suficiente para que obtenham tais sensações.

A definição de placebo, segundo o Dicionário Aurélio, 2ª ed., é: " Medicamento inerte ministrado com fins sugestivos ou morais ou, ainda, em trabalhos de pesquisa quando é dado a um grupo de pacientes que ignoram estar tomando o medicamento cuja ação se quer investigar".

Lembramos, ainda, que a coca-cola contém cafeína. A cafeína é uma substância estimulante que acelera o funcionamento do cérebro, podendo dar a sensação de disposição a qual você refere ser sentida pelos seus colegas.