logop33.gif (2108 bytes)

infoan.gif (53664 bytes)

drogas.gif (6090 bytes)

barra.gif (2199 bytes)

"Gostaria de saber porque a maconha leva a uma dependência psicológica e não física, e quais as vantagens e desvantagens de usar a mesma? E porque ela é mais consumida do que as outras?"

A maconha é uma droga que, pela própria composição, não é capaz de gerar dependência física, embora produza efeitos físicos. A dependência psicológica, entretanto, é possível de ocorrer. Isto, porém, vai depender de vários aspectos relacionados ao indivíduo, à substância e ao meio social. Logo, não se trata de vantagens ou desvantagens do uso da maconha, mas sim de como a pessoa se relaciona com a droga e o que, a partir disto, o indivíduo possa vir a sentir e experimentar.

Você pergunta também porque a maconha é mais consumida do que as outras drogas. Segundo dados estatísticos do "II Levantamento sobre Uso de Psicotrópicos entre Estudantes de 1º e 2º graus - 1989" (CEBRID/EPM) o álcool, o cigarro, os inalantes, os ansiolíticos e as anfetaminas são as drogas mais consumidas (uso na vida). 

Dentre as drogas ilícitas, a maconha encontra-se em primeiro lugar. Porém, perde para as substâncias acima relacionadas, caindo para o sexto lugar.