Núcleo de Perícias Clínicas

O Núcleo de Perícias Clínicas tem por atribuição realizar exames periciais de Clínica Médico-Legal, de Antropologia Médico-Legal em área cível, de avaliações e exames subsidiários necessários à execução dos laudos, de Fonoaudiologia, Audiometria e outras áreas de auxílio ao diagnóstico, bem como elaborar os laudos.

O que é perícia

Perícia é ato traduzido por relatório, laudo, documento ou outra forma de expressão, emitido por profissional que detém conhecimento específico, em matéria a ser discutida. Assim, quando a discussão envolve questões contábeis, será elaborado por um contabilista; se relacionado com construção civil, elaborado por um engenheiro civil; se a matéria for médica, por um médico.

O produto de tal relatório, ou laudo, é dito "perícia". Quando elaborado por um médico, será uma perícia médica.

O IMESC presta auxílio ao judiciário, em ações cíveis, elaborando laudos oficiais para subsidiar o juiz, em discussões que esbarram em matéria médica. Toda situação em que ocorra um dano à pessoa, quer seja físico (com repercussão morfológica ou funcional) ou psíquico, e existindo a necessidade do estabelecimento da causa do dano, sua quantificação, do custo de reparação, entre outras, há a necessidade da discussão de tais dados por especialistas (médico perito, no caso).

Diversas são as ações que comportam tais discussões, com a necessidade da participação do médico perito. Como exemplos: ações de indenização para reparação de danos advindos de acidente do trabalho, acidente de trânsito, discussões sobre erro médico, reparações onde há erro médico, entre tantas outras situações.

O IMESC dispõe de estrutura para a elaboração dos referidos laudos, com corpo médico especializado para discutir as mais diversas situações apresentadas pelo judiciário nas ações ajuizadas. A evolução deste trabalho, nesta home page, será a criação de links de discussões nas mais diversas áreas, na tentativa de atingir a todos os interessados no assunto, como os usuários da justiça (advogados, periciandos, médicos).

© IMESC 1999-2010. Todos os direitos reservados

Voltar